terça-feira, 16 de março de 2010

Mascar Chiclete

Ontem à noite, depois do trabalho, fiz uma coisa que já não fazia há muito tempo: mascar chiclete. Ele (o chiclete) sempre foi proibido nas escolas ou em qualquer lugar onde seja exigida uma postura mais formal ou elegante. Concordo que mascar chiclete pode te fazer parecer um animal ruminante quando as mascadas são vigorosas, mas até então nunca tinha parado para pensar no prazer que ele pode proporcionar.

Primeiro deve-se levar em conta o sabor. Chiclete é muito gostoso! Tem ainda aqueles com recheio dentro ou com "bolinhas que prolongam o sabor". O chiclete também pode salvar sua pele, ou melhor dizendo, seu hálito, depois daquele almoço no restaurante ao lado do seu namorado (a), esposo (a) ou até mesmo amigo (a) que você gostaria de poupar. Você deve saber o quanto é desagradável conversar com alguém e saber que essa pessoa acabou de comer um delicioso bife acebolado acompanhado de macarrão ao alho e óleo. Então... Ponto para o chiclete!

Mas ontem não masquei chiclete com esse propósito (se bem que ele ajudou a disfarçar o gosto de café na boca). O chiclete de ontem foi como um cigarro depois de um dia cansativo. Tudo bem, eu nunca fumei, mas sempre vejo as pessoas fumarem para relaxar. Ontem masquei um chiclete para relaxar, para aliviar a tensão. O mais gostoso foi fazer bolas com o chiclete, ora enormes (daquelas que estouram no seu nariz), ora barulhentas (que é quando todo mundo olha pra você). Me senti mesmo como uma adolescente. Foi então que me dei conta de que o chiclete deixa você com um ar mais descolado, mais descontraído. Talvez por isso seja tão comum entre eles. Também me senti um pouco vulgar quando me lembrei que todas as prostitutas que já vi em filmes ou nas esquinas estão mascando chicletes.

Reações adversas: O uso frequente do chiclete pode ser prejudicial aos seus dentes. Por isso as criancinhas são muitas vezes proibidas de comerem doces ou mascar chicletes o tempo todo. Aquelas que não são não têm mesmo o sorriso muito bonito. Outro incoveniente de se mascar chiclete com tanto gosto e com tanta vontade é que seu maxilar pode doer por algum tempo. (Imagino então como deve doer o maxilar das vacas e dos bodes). Isso sem contar que ele não é, de forma nenhuma, indicado em lugares mais formais como no trabalho por exemplo. Você também deve se lembrar de já ter visto uma secretária ou recepcionista mascando chicletes, lixando a unha e falando ao telefone ao mesmo tempo, e não deve ter achado muito elegante da parte dela.

No mais, sempre quando você estiver cansado(a) ou tenso(a), mascar um chiclete e fazer enormes e barulhentas bolas com ele te fará sentir melhor. Avalie sempre as circunstâncias, claro, pois sendo seres sociais devemos cuidar da nossa imagem. Mas certamente é melhor mascar um chiclete do que fumar um cigarro. É menos prejudicial à nossa imagem e à nossa saúde também!

Um comentário: