segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Princípio da Inércia

Hoje vou relembrar uma das minhas aulas de física do Ensino Médio e falar de Inércia. O Princípio da Inércia é uma das leis de Newton que afirma que "Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar seu estado por forças impressas nele." É esse fenômeno que faz com que nossos corpos se movam pra trás quando dentro de um veículo que sofre aceleração, ou se movam para frente quando este sofre uma freada brusca. Esse mesmo fenômeno fez com que eu deixasse esse blog sem atualização por três meses.
Inércia é o nome científico para um pecado capital que todos cometemos: PREGUIÇA! Temos uma tendência enorme a continuar fazendo nada quando não temos nada pra fazer, ou a continuar a levar uma vida mesquinha, rotineira em um "movimento retilíneo uniforme". Pra quê arriscar? Mudar exige força, esforço; cansa, frustra, nos deixa ansiosos e inseguros. Mais fácil é olhar invejoso para os que conquistam e dizer 'Que sorte a deles'.
O sábio Salomão escreveu "A alma do preguiçoso deseja, e coisa nenhuma alcança, mas a alma dos diligentes se farta" (Pv 13:4). Se queremos alcançar, crescer, melhorar, o que temos a fazer é se mexer! Mudar o que precisa ser mudado; dar início àquele projeto que até então era só um projeto; dar um passo em direção ao seu objetivo de vida.
Quero deixar a preguiça de lado e me tornar mais produtiva. Assim vocês terão coisas novas pra ler nesse blog. Bom, agora preciso ir. Tenho um compromisso com a formiga! (Pv 6:6)

Um comentário:

  1. hahahaha esse post literalmente me ajudou a fazer com que minhas ferias sejam mais produtivas! HAHAHAHA beijos

    ResponderExcluir