domingo, 20 de março de 2011

Quebre a perna!




Break a leg! Essa é a expressão utilizada no teatro para se desejar boa sorte aos atores antes de uma peça. De origem desconhecida, a expressão "quebre a perna" é utilizada no lugar da expressão "boa sorte" que é considerada azar no teatro. (oO Eu sei, vai entender!)


Desde sempre eu fui amante do teatro. Foi quando fazia aulas de teatro há alguns 10 anos atrás que descobri que a minha melhor posição é na platéia. O teatro é uma arte que me encanta pela capacidade de envolver outras artes como a literatura, a dança e a música, criando um espetáculo visual e sonoro. Adoro comédias no teatro, mas particularmente não sou fã do stand up comedy que causa humor a partir da humilhação desnecessária de um grupo de pessoas. Isso pra mim é uma forma legalizada de bullying.

Durante minha temporada nos Estados Unidos, tive a oportunidade de assistir alguns espetáculos da Broadway. Pra quem gosta de teatro, é uma experiência imperdível. Além do enredo, elenco, coreografia, música e iluminação, outros pequenos detalhes fazem uma grande diferença. Os teatros tem decoração exclusiva para o espetáculo. Cada espectador recebe uma revista com informações sobre a peça, descrição do enredo, apresentação do elenco e da equipe de direção e produção. As músicas são orquestradas ao vivo e tudo exige uma sincronia precisa. Mas Broadway é Broadway. É certamente a compania de teatro mais famosa do mundo. E o espectador paga (caro) por cada detalhe.


Entretanto, qual não foi a minha surpresa ao encontrar esses cuidadosos detalhes em um musical apresentado por alunos do Ensino Médio de uma escola de Nova Jersey. Assistir à apresentação amadora do espetáculo Grease me deu a chance de comparar o "início" e o "fim" do processo de profissionalização no teatro. O high school musical Grease foi apresentado no centro de artes da escola. O hall de entrada do prédio estava decorado com motivos dos anos 50, fotos dos atores e cenas da peça. O palco era bem estruturado, com bom sistema de som e iluminação e arquibancadas que possibiliatavam boa visualização do palco. Todos os atores principais tinham microfones de cabeça. As músicas eram orquestradas por músicos localizados logo abaixo do palco. Assim como nos shows da Broadway, todos os espectadores do musical amador Grease também receberam a revista do espetáculo contendo informações sobre os atos, cenas, enredo, elenco, etc, etc.

Resguardadas as devidas proporções (para se ter uma idéia, um show da Broadway custa em média $100, um high school musical, $10), pode-se dizer que a produção do colégio de ensino médio se preocupou tanto com a qualidade do espetáculo quanto a produção da Broadway. Foi interessante perceber que a compania de teatro da escola Spotswood High School pensa grande, e não seria surpresa saber algum dia que dessa compania saiu alguém muito famoso ou bem sucedido.

Pensando bem, não é mesmo apropriado se dizer "boa sorte" aos atores antes de uma peça, já que teatro envolve muito mais trabalho, dedicação e talento do que simplesmente sorte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário