sexta-feira, 4 de maio de 2012

Onde “O Lorax” e “The Big Bang Theory” se tangem



A cada dia me vejo entrando mais fundo no lado negro da nerdice (ou geekiness) e admito que estou adorando!
Fã do seriado The Big Bang Theory desde que fui apresentada ao mesmo, hoje sei mais sobre o universo dos físicos nerds portadores de PhD, judeus tarados e imigrantes indianos que não conseguem falar com mulheres. Também sei o valor de uma garota loirinha no meio disso tudo ;)

Há algumas semanas assisti o filme O Lorax no cinema. O Lorax é uma animação inspirada da obra do famoso escritor infantil Dr. Seuss. O filme é bonitinho, mas o que vale a pena mesmo é conhecer mais sobre a obra desse criativo escritor, autor de “Ovos verdes e presunto” (Green eggs and ham).

Conheci o trabalho de Seuss quando morei nos Estados Unidos. Ovos verdes e presunto é um livro cheio de brincadeiras sonoras e visuais, totalmente apropriado ao público infantil; afinal, quem aqui já viu ovos verdes na vida??? (Que não estivessem podres, é claro!). Green eggs and ham era um dos livros favoritos da minha pequena Sophia e também de Sam Dawson, um amoroso pai de mentalidade infantil no premiado filme  A força do Amor.

Graças ao blog Tecla SAP (o qual é altamente recomendável para quem sabe ou está aprendendo inglês), descobri que Theodor Seuss Geisel – Dr. Seuss - foi quem inventou a palavra nerd em seu livro If I Ran the Zoo em 1950 e, a partir daí, as crianças passaram a chamar seus pobres amiguinhos CDF’s de NERD, tal qual o personagem magrinho e mal humorado.

Portanto, se hoje Sheldon Cooper é o ícone nerd da nossa geração, de certa forma, devemos isso ao Lorax Dr. Seuss, protetor das florestas cabeludinhas e nomeador dos magrelos de óculos fundo de garrafa e dos gordinhos jogadores de Skyrim.


Um comentário:

  1. Krychnah, minha cara... ótimo artigo! Sempre quis saber de onde vinha a palavra NERD. Que seu blog não tenha mais teias de aranha, pois seu talento como escritora é algo surpreendente. Sucesso!

    ResponderExcluir